Pular para o conteúdo principal

Baú Pensante sugere Chaplin



Estou de férias e nada melhor para fazer do que assistir a ótimos filmes. Chaplin, de Richard Attenborough, é uma boa opção. Já havia assistido a alguns dos filmes de Charlie Chaplin como Tempos Modernos e Vida de Cachorro, mas não sabia muito da biografia do grande cineasta inglês que encantou o mundo com seus filmes mudos. O longa mostra a trajetória do pequeno Charlie, na Inglaterra de 1894, até seus dias de glória como um grande ator e cineasta. 
Sua mãe, Hannah Chaplin, era artista, mas não tão boa, assim retrata o filme, além dela ser louca, o que mais tarde faria com que Chaplin a internasse num hospício. Em contrapartida, Chaplin, desde pequenino, já mostrava talento, dançando e cantando. 
Separados, Charlie e Sidney, seu irmão, são mandados para um reformatório, saindo de lá anos depois. Chaplin continua com seu dom artístico, fazendo graça. Sidney Chaplin arranja um emprego de comediante para seu irmão, o que foi o início de uma carreira promissora. Com o sucesso na Inglaterra, Chaplin é chamado para trabalhar na América. Lá, tem o primeiro contato com uma exibição de cinema, a partir daí o grande cineasta deslancha-se na carreira artística.
O filme, além de retratar o lado profissional do gênio do cinema, mergulha na vida pessoal. Uma vida cheia de amores e decepções, um tanto dramática para quem fazia os outros rirem. O cineasta não queria apenas causar risos, ele queria mostrar, com a comédia, o lado social, a pobreza, a alienação, a opressão... De certa forma, acredito que ele conseguiu. Tempos Modernos é um ótimo filme que merece ser assistido inúmeras vezes.
O longa de Attenborough foi baseado nos livros "Minha Autobiografia" e "Chaplin: Sua Vida e Arte" e conta com um elenco fabuloso. Nomes como Robert Downey Jr, no papel de Chaplin, e Anthony Hopkins, no papel de George Hadney, compõem o elenco dessa produção de 1992.
Vale a pena assistir a Chaplin e descobrir um pouco da vida desse gênio que viverá eternamente no Mundo do Cinema, inspirando gerações e nos divertindo com sua simplicidade ao fazer a Sétima Arte.

Comentários

  1. Mateus, você está de parabéns. Seu Baú pensante está muito interessante e com excelentes dicas.
    Bjos, Tia Gláucia, sua fã!

    ResponderExcluir
  2. Tia Gláucia, que honra tê-la como leitora do Baú Pensante. Agradeço enormemente sua visita! Bjos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se você quiser comentar, selecione "NOME/URL" acima de anônimo e digite seu nome. Logo mais estarei respondendo...

Postagens mais visitadas deste blog

Sétima arte em novembro

Para os amantes da sétima arte, o mês de novembro é especial. Inúmeros filmes, sejam longas ou curtas, de animação ou não, serão exibidos em alguns festivais de cinema que começam amanhã e continuarão pelo resto do mês. Os festivais são os seguintes: V Janela Internacional de Cinema do Recife, 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, Vivo Open Air e o 2º Festival Internacional de Stop Motion do Brasil.    V Janela Internacional de Cinema do Recife Confira a programação completa  aqui Consolidado como uma das mais importantes mostras audiovisuais do país e vitrine do cinema autoral, o Janela Internacional de Cinema do Recife, idealizado pelo cineasta Kleber Mendonça Filho, chega à sua 5a. edição, com cerca de 110 filmes na programação, num momento espetacular para Pernambuco como pólo produtor de cinema. O Janela V acontece num ano especial cuja produção de cinema em Pernambuco vive momento histórico. Um foco especial inédito dedicado ao ...

Whisky, um filme melancólico

" E essas ruas vazias saberão que a amo Whisky é uma melancólica e engraçada história centrada na relação entre dois irmãos e uma mulher. Os silêncios, os objetos, os espaços entre as coisas. Whisky está carregado de tudo isso. É a história de três pessoas sozinhas em um espaço semivazio, três pessoas que dizem pouco porque está tudo dito, ou nada está dito, ou tudo está implícito ou não resta mais nada para dizer. Ou quase nada... Jacobo fabrica meias e Marta é sua mão direita. Ele aparenta ter 60, parece ser solteiro e dedicou sua vida em cuidar de sua mãe doente – que já morreu – e do seu velho negócio, que parece ter estancado em algum lugar impreciso do século passado. Jacobo quase não fala e seu olhar é severo, amargo, que diz tudo o que falta dizer. Marta segue o ritmo do patrão. Numa sequência que se repite sutilmente três vezes diferentes no início do filme, vemos Marta e Jacobo entrar na fábrica, ligar as máquinas, trocar de roupa, tentar conserta...

Literatura latinoamericana com um clique

A literatura latinoamericana invade a rede. Até agora, as obras de muitos autores não ultrapassavam as fronteiras de seus países e muito menos chegavam à Espanha. Alfaguara supera este obstáculo, a partir de hoje, com a intenção de consolidar os pontos culturais no mundo de língua espanhola. Após um ano de trabalho intenso de digitalização, nasce Alfaguara Digital , com uma coleção de 100 títulos. “Esta oferta permitirá aos leitores acesso a melhor literatura produzida em nossa língua”, explica Pilar Reyes, editora de Alfaguara España.Além disso, Reyes acrescenta que, “a circulação do livro era o grande assunto do trabalho editorial, mas hoje o mundo digital permite que os títulos estejam disponíveis em todas as partes, mantendo a coerência do catálogo, o rigor e a qualidade do conteúdo”. Os livros chegaram com um preço médio de 9,99 euros, nas livrarias digitais Amazon.es, Apple, Fnac, El corte inglês, Casa del Libro, os canais atendidos pela Libranda e outras centenas de livrarias on...