Pular para o conteúdo principal

Movimentos Artísticos do século XX

A arte do século XX surgiu pelas contradições da sociedade. O homem desenvolvia inúmeros artifícios tecnológicos, como a computação e os satélites, os quais agilizavam a troca de informações entre os povos. Todavia, os avanços não privilegiaram todos. Há regiões muitos ricas e outras extremamente dependentes do capital dos países desenvolvidos. Além disso, o homem do século XX vivia ao redor da mais perversa criação humana: as guerras.
Com essas dicotomias, o Cubismo, o Expressionismo, o Surrealismo, dentre outras expressões artísticas passaram a enxergar a realidade, representando através de pinturas e esculturas o mundo refém das disparidades sociais e das catástrofes provocadas pelos conflitos armados.

O Cubismo

O Cubismo foi um movimento artístico preocupado em representar a realidade de maneira distorcida, através de representações geométricas, como o cone, o cilindro e o cubo.


Pablo Picasso


Picasso é o principal representante do Cubismo. Desde muito jovem já pintava. Suas obras estão inseridas em fases. A fase Azul, por exemplo representa a tristeza e a melancolia dos mais pobres.
"Depois de descobrir a arte africana e compreender que o artista negro não pinta ou esculpe de acordo com as tendências de um determinado movimento estético, mas com uma liberdade muito maior, Picasso desenvolveu uma verdadeira revolução na arte" - trecho extraído do livro, História da Arte, de Graça Proença.
Aos poucos Picasso volta seu olhar para os conflitos vividos pelo homem europeu. Em 1937 pinta o seu mais famoso mural - Guernica.

Este mural representa a indignação do bombardeio da aldeia espanhola de Guernica autorizado pelo ditador Franco. Nesse massacre, crianças, mulheres e trabalhadores foram mortos. Certa vez um soldado alemão ao ver a Guernica pergunta a Picasso: Quem fez essa merda? Picasso, genialmente, reponde: Foi vocês! Vale lembrar que o ditador Franco aliou-se a Hitler, utilizando a nascente Luftwaffe - aviação alemã - para praticar a atrocidade.


O Expressionismo

Esse movimento, originário da Alemanha, procura expressar as emoções humanas e interpretar as angústias do homem do início do século XX.  

Edvard Munch


Principal representante do expressionismo, Edvard Munch, pintor norueguês, é reconhecido pelo seu quadro O Grito.

Nessa obra, a figura humana não apresenta seus reais contornos, mas se distorce sob o efeito de suas emoções. As linhas sinuosas do céu e da água, e a linha diagonal da ponte, conduzem o olhar do observador para a boca da figura que se abre num grito perturbador.

O Surrealismo

As manisfestações do subconsciente, absurdas e ilógicas, como as imagens dos sonhos e das alucinações, que produzem as criações artísticas mais interessante caracterizam o Surrealismo.
 

Salvador Dali



O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Expoente do movimento Surrealista, Dalí realizou inúmeros trabalhos, dos quais merece destaque a Persistência da Memória.


A relatividade do tempo e espaço (ambos maleáveis), característica notada também na marcação das horas, distinta nos três relógios, e na mosca pousada em um deles, indicando que “o tempo voa".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalenguas

" El cielo está engarabintantingulizado, ¿Quién lo desengarabintantingulizará?, El que lo desengarabintantingulice, Buen desengarabintantingulizador será " Quem ver pela primeira vez tantas palavras enormes e além do mais em espanhol dirá "que é isso?". Pois se trata de um trava língua ( trabalenguas ). Trava língua nada mais é do que um jogo de palavras formado pelo som que geralmente é difícil de pronunciar. A graça dos 'trabalenguas' é dizê-los bem rápido, ou pelo menos, tentar dizê-los. No início é como se nossa língua estivesse com algum problema, daí estar travada. Comum a todos os idiomas, os trava línguas fazem parte do repertório da literatura infantil e são utilizados pelos pais e educadores como meio de divertir, em primeiro lugar, e potencializar o desenvolvimento verbal das crianças. Atualmente, eles são utilizados para corrigir problemas de pronúncia. Nas aulas de espanhol, por exemplo, são usados para treinar a pronúncia de

Mercado da Boa Vista

Atravesso a rua. Saio. É preciso sair para enxergar melhor. É um sair de si para se encontrar. Ploeg visto de perto é lindo. Mas visto de longe se completa. O pórtico do Mercado é belo. Branco e um alaranjado. A entrada anuncia um átrio cravado no centro onde mesas são organizadas, ocupando todo o espaço, guarda-sóis da Coca-Cola abertos, pombos catando migalhas, gatinhos de rua pedindo um pedaço qualquer de comida, muito tempero no ar.  É quente. A garrafa de 600 ml de Brahma suada refresca a garganta no gole sedento. O cheiro no ar, como redemoinhos invisíveis, já acusa o que encontraremos de comer. Regionalismo gastronômico. É comida regional feita por gente simples que fala sem firulas. Tem costela. Tem carne de Sol com queijo coalho frito em cubos. Tem rabada. Tem arrumadinho. Tem galinha cabidela. Tem feijoada. Tem comida caseira. No preço leve pro bolso, mas pesada para uma sesta vespertina. Compensa. O burburinho é constante. Come-se e conversa-se. Vende-se e compra-se. Todos p

Rolha

Vinho italiano no Happy Hour. Carpaccio para acompanhar. Conversas e mais conversas. Tivemos conexão. Algo em comum nos ligava. Alemão e intercâmbio - só isso. Foram umas duas horas de papo. Durante todo esse tempo, a rolha não foi retirada da mesa, em que pese eu não tenha percebido sua presença. Duas horas de conversa e a rolha não fora percebida por mim, à exceção de quando o vinho fora aberto e eu cheirara a rolha como se sommelier fosse. Os garçons já devem saber que a rolha poderá ser um adorno para compor um quadro do apartamento do casal, uma coleção de rolhas de encontros casuais ou simplesmente um elemento de figuração do ambiente. Ao finalizar a noite, todos os elementos que compunham a mesa foram retirados: a garrafa vazia, o prato melado de mostarda e a cesta das torradas com migalhas. Apenas um elemento permaneceu na mesa: a rolha. O garçom poderia ter retirado. Não percebia ele que ali era apenas uma encenação cuja mola propulsora era tão somente um fetiche entre duas pe