Pular para o conteúdo principal

Movimentos Artísticos do século XX

A arte do século XX surgiu pelas contradições da sociedade. O homem desenvolvia inúmeros artifícios tecnológicos, como a computação e os satélites, os quais agilizavam a troca de informações entre os povos. Todavia, os avanços não privilegiaram todos. Há regiões muitos ricas e outras extremamente dependentes do capital dos países desenvolvidos. Além disso, o homem do século XX vivia ao redor da mais perversa criação humana: as guerras.
Com essas dicotomias, o Cubismo, o Expressionismo, o Surrealismo, dentre outras expressões artísticas passaram a enxergar a realidade, representando através de pinturas e esculturas o mundo refém das disparidades sociais e das catástrofes provocadas pelos conflitos armados.

O Cubismo

O Cubismo foi um movimento artístico preocupado em representar a realidade de maneira distorcida, através de representações geométricas, como o cone, o cilindro e o cubo.


Pablo Picasso


Picasso é o principal representante do Cubismo. Desde muito jovem já pintava. Suas obras estão inseridas em fases. A fase Azul, por exemplo representa a tristeza e a melancolia dos mais pobres.
"Depois de descobrir a arte africana e compreender que o artista negro não pinta ou esculpe de acordo com as tendências de um determinado movimento estético, mas com uma liberdade muito maior, Picasso desenvolveu uma verdadeira revolução na arte" - trecho extraído do livro, História da Arte, de Graça Proença.
Aos poucos Picasso volta seu olhar para os conflitos vividos pelo homem europeu. Em 1937 pinta o seu mais famoso mural - Guernica.

Este mural representa a indignação do bombardeio da aldeia espanhola de Guernica autorizado pelo ditador Franco. Nesse massacre, crianças, mulheres e trabalhadores foram mortos. Certa vez um soldado alemão ao ver a Guernica pergunta a Picasso: Quem fez essa merda? Picasso, genialmente, reponde: Foi vocês! Vale lembrar que o ditador Franco aliou-se a Hitler, utilizando a nascente Luftwaffe - aviação alemã - para praticar a atrocidade.


O Expressionismo

Esse movimento, originário da Alemanha, procura expressar as emoções humanas e interpretar as angústias do homem do início do século XX.  

Edvard Munch


Principal representante do expressionismo, Edvard Munch, pintor norueguês, é reconhecido pelo seu quadro O Grito.

Nessa obra, a figura humana não apresenta seus reais contornos, mas se distorce sob o efeito de suas emoções. As linhas sinuosas do céu e da água, e a linha diagonal da ponte, conduzem o olhar do observador para a boca da figura que se abre num grito perturbador.

O Surrealismo

As manisfestações do subconsciente, absurdas e ilógicas, como as imagens dos sonhos e das alucinações, que produzem as criações artísticas mais interessante caracterizam o Surrealismo.
 

Salvador Dali



O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Expoente do movimento Surrealista, Dalí realizou inúmeros trabalhos, dos quais merece destaque a Persistência da Memória.


A relatividade do tempo e espaço (ambos maleáveis), característica notada também na marcação das horas, distinta nos três relógios, e na mosca pousada em um deles, indicando que “o tempo voa".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sétima arte em novembro

Para os amantes da sétima arte, o mês de novembro é especial. Inúmeros filmes, sejam longas ou curtas, de animação ou não, serão exibidos em alguns festivais de cinema que começam amanhã e continuarão pelo resto do mês. Os festivais são os seguintes: V Janela Internacional de Cinema do Recife, 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, Vivo Open Air e o 2º Festival Internacional de Stop Motion do Brasil.    V Janela Internacional de Cinema do Recife Confira a programação completa  aqui Consolidado como uma das mais importantes mostras audiovisuais do país e vitrine do cinema autoral, o Janela Internacional de Cinema do Recife, idealizado pelo cineasta Kleber Mendonça Filho, chega à sua 5a. edição, com cerca de 110 filmes na programação, num momento espetacular para Pernambuco como pólo produtor de cinema. O Janela V acontece num ano especial cuja produção de cinema em Pernambuco vive momento histórico. Um foco especial inédito dedicado ao ...

Whisky, um filme melancólico

" E essas ruas vazias saberão que a amo Whisky é uma melancólica e engraçada história centrada na relação entre dois irmãos e uma mulher. Os silêncios, os objetos, os espaços entre as coisas. Whisky está carregado de tudo isso. É a história de três pessoas sozinhas em um espaço semivazio, três pessoas que dizem pouco porque está tudo dito, ou nada está dito, ou tudo está implícito ou não resta mais nada para dizer. Ou quase nada... Jacobo fabrica meias e Marta é sua mão direita. Ele aparenta ter 60, parece ser solteiro e dedicou sua vida em cuidar de sua mãe doente – que já morreu – e do seu velho negócio, que parece ter estancado em algum lugar impreciso do século passado. Jacobo quase não fala e seu olhar é severo, amargo, que diz tudo o que falta dizer. Marta segue o ritmo do patrão. Numa sequência que se repite sutilmente três vezes diferentes no início do filme, vemos Marta e Jacobo entrar na fábrica, ligar as máquinas, trocar de roupa, tentar conserta...

Literatura latinoamericana com um clique

A literatura latinoamericana invade a rede. Até agora, as obras de muitos autores não ultrapassavam as fronteiras de seus países e muito menos chegavam à Espanha. Alfaguara supera este obstáculo, a partir de hoje, com a intenção de consolidar os pontos culturais no mundo de língua espanhola. Após um ano de trabalho intenso de digitalização, nasce Alfaguara Digital , com uma coleção de 100 títulos. “Esta oferta permitirá aos leitores acesso a melhor literatura produzida em nossa língua”, explica Pilar Reyes, editora de Alfaguara España.Além disso, Reyes acrescenta que, “a circulação do livro era o grande assunto do trabalho editorial, mas hoje o mundo digital permite que os títulos estejam disponíveis em todas as partes, mantendo a coerência do catálogo, o rigor e a qualidade do conteúdo”. Os livros chegaram com um preço médio de 9,99 euros, nas livrarias digitais Amazon.es, Apple, Fnac, El corte inglês, Casa del Libro, os canais atendidos pela Libranda e outras centenas de livrarias on...