A arte do século XX surgiu pelas contradições da sociedade. O homem desenvolvia inúmeros artifícios tecnológicos, como a computação e os satélites, os quais agilizavam a troca de informações entre os povos. Todavia, os avanços não privilegiaram todos. Há regiões muitos ricas e outras extremamente dependentes do capital dos países desenvolvidos. Além disso, o homem do século XX vivia ao redor da mais perversa criação humana: as guerras.
Com essas dicotomias, o Cubismo, o Expressionismo, o Surrealismo, dentre outras expressões artísticas passaram a enxergar a realidade, representando através de pinturas e esculturas o mundo refém das disparidades sociais e das catástrofes provocadas pelos conflitos armados.
O Cubismo
O Cubismo foi um movimento artístico preocupado em representar a realidade de maneira distorcida, através de representações geométricas, como o cone, o cilindro e o cubo.
Pablo Picasso
Picasso é o principal representante do Cubismo. Desde muito jovem já pintava. Suas obras estão inseridas em fases. A fase Azul, por exemplo representa a tristeza e a melancolia dos mais pobres.
"Depois de descobrir a arte africana e compreender que o artista negro não pinta ou esculpe de acordo com as tendências de um determinado movimento estético, mas com uma liberdade muito maior, Picasso desenvolveu uma verdadeira revolução na arte" - trecho extraído do livro, História da Arte, de Graça Proença.
Aos poucos Picasso volta seu olhar para os conflitos vividos pelo homem europeu. Em 1937 pinta o seu mais famoso mural - Guernica.
O Expressionismo
Esse movimento, originário da Alemanha, procura expressar as emoções humanas e interpretar as angústias do homem do início do século XX.
Edvard Munch
Principal representante do expressionismo, Edvard Munch, pintor norueguês, é reconhecido pelo seu quadro O Grito.
O Surrealismo
As manisfestações do subconsciente, absurdas e ilógicas, como as imagens dos sonhos e das alucinações, que produzem as criações artísticas mais interessante caracterizam o Surrealismo.
Salvador Dali
O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Expoente do movimento Surrealista, Dalí realizou inúmeros trabalhos, dos quais merece destaque a Persistência da Memória.
Com essas dicotomias, o Cubismo, o Expressionismo, o Surrealismo, dentre outras expressões artísticas passaram a enxergar a realidade, representando através de pinturas e esculturas o mundo refém das disparidades sociais e das catástrofes provocadas pelos conflitos armados.
O Cubismo
O Cubismo foi um movimento artístico preocupado em representar a realidade de maneira distorcida, através de representações geométricas, como o cone, o cilindro e o cubo.
Pablo Picasso
Picasso é o principal representante do Cubismo. Desde muito jovem já pintava. Suas obras estão inseridas em fases. A fase Azul, por exemplo representa a tristeza e a melancolia dos mais pobres.
"Depois de descobrir a arte africana e compreender que o artista negro não pinta ou esculpe de acordo com as tendências de um determinado movimento estético, mas com uma liberdade muito maior, Picasso desenvolveu uma verdadeira revolução na arte" - trecho extraído do livro, História da Arte, de Graça Proença.
Aos poucos Picasso volta seu olhar para os conflitos vividos pelo homem europeu. Em 1937 pinta o seu mais famoso mural - Guernica.
O Expressionismo
Esse movimento, originário da Alemanha, procura expressar as emoções humanas e interpretar as angústias do homem do início do século XX.
Edvard Munch
Principal representante do expressionismo, Edvard Munch, pintor norueguês, é reconhecido pelo seu quadro O Grito.
O Surrealismo
As manisfestações do subconsciente, absurdas e ilógicas, como as imagens dos sonhos e das alucinações, que produzem as criações artísticas mais interessante caracterizam o Surrealismo.
Salvador Dali
O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Expoente do movimento Surrealista, Dalí realizou inúmeros trabalhos, dos quais merece destaque a Persistência da Memória.
A relatividade do tempo e espaço (ambos maleáveis), característica notada também na marcação das horas, distinta nos três relógios, e na mosca pousada em um deles, indicando que “o tempo voa". |
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