Pular para o conteúdo principal

Encontro com o Capibaribe



No ano passado escrevi um texto intitulado Encontro com o Capibaribe. Comecei com uma poesia e terminei com um conto. No fim penso que seria interessante chamá-lo de um "conto-poético". O texto é cheio de imaginação. Representa o espírito do Recife.


"O centro da cidade, inspiração dos poetas marginais, está adormecido. Os ratos perambulam pelos lixos acumulados após um dia de agitação.
Cidade das pontes pretéritas. Agora, elas descansam. Os automóveis acalmaram-se.
Por entre as ruas do Sol e da Aurora, escorre o Capibaribe, rio de Cabral e de Bandeira, de Josué e de Science. Rio poético. Sua poesia é de lixo e de mangues; peixes e caranguejos; pescadores e palafitas. 
Das pontes vejo você, Capibaribe, correr em direção ao mar na sua louca vontade de se banhar. Jogar suas imundices metropolitanas. Vai! Segue seu rumo e banhe seu corpo. Quando estiver pronto, apreciarei sua beleza.
Enquanto não chego aos arrecifes, descanse, pois caminharei vagarosamente, apreciando as construções gloriosas. Palácios, teatros e praças também observam a sua caminhada. 
Atravesso silenciosamente a Ponte Princesa Isabel. Ela dorme, não quero acordá-la. O teatro canta mesmo que seja tarde da noite. Seu canto embala a ciranda do Baobá da praça. O Palácio do Campo assovia no compasso alegre: fiuuuu, fiu, fiu, fiuuu, fiu, fiu...
É segredo. Todas as noites as estátuas recifenses se reúnem nessa festa. Uma hora elas descansam. Coitadas. Debaixo de sol e de chuva, elas se sacrificam para mostrar seus significados. Mas agora, no embalo do som elas dançam contentes.
Passei escondido. Elas não podem saber que um ser as viu cantar. Psiiuuu...
Vamos, pois o Capibaribe me aguarda.
Atravesso Buarque de Macedo: ponte enorme e bela. A cada passo, sinto que o Capibaribe me aguarda ansiosamente.
Também estou ansioso. Vejo de longe o Marco Zero. Apresso meus passos. O encontro se realizará.
Pisei no Marco: Norte, Sul, Leste, Oeste. Leste é meu rumo. Como farei para encontrar o Capibaribe?
O barco está lá embaixo no píer. Remarei até os arrecifes. Meu encontro, nosso encontro, Capibaribe, realizar-se-á. Distancio-me do Marco. Meu coração está pulsante. Meus cabelos flamulam. A brisa uiva. A coruja no seu voo calmo fitou meus olhos. Sorri.
O barco tocou as pedras. Cheguei. Desci.
A passos meticulosos, aproximei-me do mar.
Ele estava irreconhecível. Belo. Não tive palavras; apenas me encantei.
Havia terminado minha saga: encontrar o Capibaribe às escondidas e tentar apreciar ao máximo sua beleza. Sua importância, seus versos preciosos, suas rimas bem trabalhadas.
O dia-a-dia não nos deixa enxergar tanta poesia nas suas águas. Os homens na ânsia do imediato relegam os pormenores. Um belo pássaro é um pássaro; uma bela rosa, uma rosa, nada mais. Um belo rio, um rio a correr para o mar.
Para mim, você nunca será um rio, mas sim uma poesia que caminha a passos leves por entre as ruas do Sol e da Aurora." 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sétima arte em novembro

Para os amantes da sétima arte, o mês de novembro é especial. Inúmeros filmes, sejam longas ou curtas, de animação ou não, serão exibidos em alguns festivais de cinema que começam amanhã e continuarão pelo resto do mês. Os festivais são os seguintes: V Janela Internacional de Cinema do Recife, 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, Vivo Open Air e o 2º Festival Internacional de Stop Motion do Brasil.    V Janela Internacional de Cinema do Recife Confira a programação completa  aqui Consolidado como uma das mais importantes mostras audiovisuais do país e vitrine do cinema autoral, o Janela Internacional de Cinema do Recife, idealizado pelo cineasta Kleber Mendonça Filho, chega à sua 5a. edição, com cerca de 110 filmes na programação, num momento espetacular para Pernambuco como pólo produtor de cinema. O Janela V acontece num ano especial cuja produção de cinema em Pernambuco vive momento histórico. Um foco especial inédito dedicado ao ...

Whisky, um filme melancólico

" E essas ruas vazias saberão que a amo Whisky é uma melancólica e engraçada história centrada na relação entre dois irmãos e uma mulher. Os silêncios, os objetos, os espaços entre as coisas. Whisky está carregado de tudo isso. É a história de três pessoas sozinhas em um espaço semivazio, três pessoas que dizem pouco porque está tudo dito, ou nada está dito, ou tudo está implícito ou não resta mais nada para dizer. Ou quase nada... Jacobo fabrica meias e Marta é sua mão direita. Ele aparenta ter 60, parece ser solteiro e dedicou sua vida em cuidar de sua mãe doente – que já morreu – e do seu velho negócio, que parece ter estancado em algum lugar impreciso do século passado. Jacobo quase não fala e seu olhar é severo, amargo, que diz tudo o que falta dizer. Marta segue o ritmo do patrão. Numa sequência que se repite sutilmente três vezes diferentes no início do filme, vemos Marta e Jacobo entrar na fábrica, ligar as máquinas, trocar de roupa, tentar conserta...

Literatura latinoamericana com um clique

A literatura latinoamericana invade a rede. Até agora, as obras de muitos autores não ultrapassavam as fronteiras de seus países e muito menos chegavam à Espanha. Alfaguara supera este obstáculo, a partir de hoje, com a intenção de consolidar os pontos culturais no mundo de língua espanhola. Após um ano de trabalho intenso de digitalização, nasce Alfaguara Digital , com uma coleção de 100 títulos. “Esta oferta permitirá aos leitores acesso a melhor literatura produzida em nossa língua”, explica Pilar Reyes, editora de Alfaguara España.Além disso, Reyes acrescenta que, “a circulação do livro era o grande assunto do trabalho editorial, mas hoje o mundo digital permite que os títulos estejam disponíveis em todas as partes, mantendo a coerência do catálogo, o rigor e a qualidade do conteúdo”. Os livros chegaram com um preço médio de 9,99 euros, nas livrarias digitais Amazon.es, Apple, Fnac, El corte inglês, Casa del Libro, os canais atendidos pela Libranda e outras centenas de livrarias on...