Pular para o conteúdo principal

Apartheid Soneto

         

              Por volta da década de 50, dois acontecimentos marcaram a história contemporânea. A Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Apartheid, fatos antagônicos. Um exalta a liberdade e a dignidade; O outro despreza qualquer forma de felicidade.
             A Declaração das Nações Unidas, baseada em ideias humanitárias, expressa a liberdade. Porém, há 60 anos, a maior parte da população da África do Sul, negros, teve seus direitos de circulação privados pela minoria branca, além desse direito outros foram abolidos, denominando a política segregacional: o Apartheid.
            A superioridade da raça branca, no contexto do Sul da África, remonta a época da colonização do continente africano. Os colonizadores por fatores econômicos e políticos detinham o poder e, consequentemente impuseram-no aos colonizados. Sendo assim, aos poucos houve uma divisão de raças, distiguindo raças superiores e inferiores. Na História, percebeu-se a aplicação de inúmeras medidas desfavoráveis as populações menos favorecidas, a exemplo do Sul africano acometido com a segregação racial.
           A distinção de etnias guia obras literárias, nacionais e internacionais. No poema-imagem, "Apartheid Soneto", de Avelino de Araújo, a estrutura do poema é feita através de arames farpados. As farpas representam as diversas injustiças praticadas contra os negros. Além das injustiças, percebe-se o aprisionamento imposto as classes negras. No final de cada terceto e quarteto, há brechas que indicam possibilidades de mudança. Um dos principais caminhos geradores de mudanças é a educação. Através dela, pode-se formar indivíduos pensantes.
          Logo, com a universalização do ensino regular, poder-se-á reverter preconceitos impostos pelo passado de intensa exploração econômica e iniciar, efetivamente, os preceitos descritos na década de 60 com a Declaração Universal dos Direitos Humanos: Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos.

Comentários

  1. Eu conheci esse soneto nesse ano em uma aula...
    Fantástico!
    Marília Andrade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se você quiser comentar, selecione "NOME/URL" acima de anônimo e digite seu nome. Logo mais estarei respondendo...

Postagens mais visitadas deste blog

Sétima arte em novembro

Para os amantes da sétima arte, o mês de novembro é especial. Inúmeros filmes, sejam longas ou curtas, de animação ou não, serão exibidos em alguns festivais de cinema que começam amanhã e continuarão pelo resto do mês. Os festivais são os seguintes: V Janela Internacional de Cinema do Recife, 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, Vivo Open Air e o 2º Festival Internacional de Stop Motion do Brasil.    V Janela Internacional de Cinema do Recife Confira a programação completa  aqui Consolidado como uma das mais importantes mostras audiovisuais do país e vitrine do cinema autoral, o Janela Internacional de Cinema do Recife, idealizado pelo cineasta Kleber Mendonça Filho, chega à sua 5a. edição, com cerca de 110 filmes na programação, num momento espetacular para Pernambuco como pólo produtor de cinema. O Janela V acontece num ano especial cuja produção de cinema em Pernambuco vive momento histórico. Um foco especial inédito dedicado ao ...

Whisky, um filme melancólico

" E essas ruas vazias saberão que a amo Whisky é uma melancólica e engraçada história centrada na relação entre dois irmãos e uma mulher. Os silêncios, os objetos, os espaços entre as coisas. Whisky está carregado de tudo isso. É a história de três pessoas sozinhas em um espaço semivazio, três pessoas que dizem pouco porque está tudo dito, ou nada está dito, ou tudo está implícito ou não resta mais nada para dizer. Ou quase nada... Jacobo fabrica meias e Marta é sua mão direita. Ele aparenta ter 60, parece ser solteiro e dedicou sua vida em cuidar de sua mãe doente – que já morreu – e do seu velho negócio, que parece ter estancado em algum lugar impreciso do século passado. Jacobo quase não fala e seu olhar é severo, amargo, que diz tudo o que falta dizer. Marta segue o ritmo do patrão. Numa sequência que se repite sutilmente três vezes diferentes no início do filme, vemos Marta e Jacobo entrar na fábrica, ligar as máquinas, trocar de roupa, tentar conserta...

Literatura latinoamericana com um clique

A literatura latinoamericana invade a rede. Até agora, as obras de muitos autores não ultrapassavam as fronteiras de seus países e muito menos chegavam à Espanha. Alfaguara supera este obstáculo, a partir de hoje, com a intenção de consolidar os pontos culturais no mundo de língua espanhola. Após um ano de trabalho intenso de digitalização, nasce Alfaguara Digital , com uma coleção de 100 títulos. “Esta oferta permitirá aos leitores acesso a melhor literatura produzida em nossa língua”, explica Pilar Reyes, editora de Alfaguara España.Além disso, Reyes acrescenta que, “a circulação do livro era o grande assunto do trabalho editorial, mas hoje o mundo digital permite que os títulos estejam disponíveis em todas as partes, mantendo a coerência do catálogo, o rigor e a qualidade do conteúdo”. Os livros chegaram com um preço médio de 9,99 euros, nas livrarias digitais Amazon.es, Apple, Fnac, El corte inglês, Casa del Libro, os canais atendidos pela Libranda e outras centenas de livrarias on...