Pular para o conteúdo principal

Trabalenguas




"El cielo está engarabintantingulizado, ¿Quién lo desengarabintantingulizará?, El que lo desengarabintantingulice, Buen desengarabintantingulizador será"


Quem ver pela primeira vez tantas palavras enormes e além do mais em espanhol dirá "que é isso?". Pois se trata de um trava língua (trabalenguas). Trava língua nada mais é do que um jogo de palavras formado pelo som que geralmente é difícil de pronunciar. A graça dos 'trabalenguas' é dizê-los bem rápido, ou pelo menos, tentar dizê-los. No início é como se nossa língua estivesse com algum problema, daí estar travada. Comum a todos os idiomas, os trava línguas fazem parte do repertório da literatura infantil e são utilizados pelos pais e educadores como meio de divertir, em primeiro lugar, e potencializar o desenvolvimento verbal das crianças. Atualmente, eles são utilizados para corrigir problemas de pronúncia.
Nas aulas de espanhol, por exemplo, são usados para treinar a pronúncia de determinados sons, tais como R, RR, J, GE, dentre outros. "iQué ingenuo es Eugenio! iY qué genio tiene el ingenuo Eugenio!" serve para treinar a pronúncia do GE que é igual ao som do J. "Cuchichean que las cucharas del cucharero tienen cucarachas." serve para treinar o som do CH. Dependendo da necessidade do falante, os professores buscarão os trava línguas adequados para cada situação. Com certeza, as dificuldades de um brasileiro ao falar espanhol não serão as mesmas de um francês ou chinês.
Há uma quantidade enorme desse "jogo de palavras" no espanhol. Alguns considerados clássicos. Mas se deve ter em conta que eles variam de região para região, além de sofrerem mudanças ao longo dos anos. Apesar disso, é uma gênero flexível, o que quer dizer que qualquer pessoa, com um pouco de criatividade, é capaz de criar um 'trabalenguas'. 


Fonte: "Se me lengua la traba" do livro Aula Internacional 3. Página 32.

Comentários

Postar um comentário

Se você quiser comentar, selecione "NOME/URL" acima de anônimo e digite seu nome. Logo mais estarei respondendo...