Pular para o conteúdo principal

Recursos para melhorar seu espanhol




Em fevereiro de 2012 comecei a estudar espanhol no Instituto Cervantes. De lá para cá aprendi bastante. No decorrer desse artigo indicarei alguns recursos que utilizo para complementar meu estudo.

Dicionários

Para começar é importante ter em mãos bons dicionários virtuais. Indico dois: RAE o dicionário da Real Academia Española e o WORDREFERENCE que é um  dicionário com diversas línguas. Também uso para estudar inglês.

Jornais e revistas

Com dicionários em mãos, é hora da leitura. Costumo ler alguns jornais, dentre eles o EL MUNDO, EL PAÍS e CLARÍN. Porém conheço um site com os principais jornais da América Latina, desde um jornal da Argentina até um de Trinidad e Tobago. ACESSE OS JORNAIS DA AMÉRICA LATINA . É importante entrar em contato com jornais de diferentes países, pois a partir daí expandiremos nosso vocabulário. Uma palavra ou expressão muda seu significado de um país para outro.
Para quem gosta de literatura, cinema, fotografia, etc. destacaria uma revista digital do Jornal Clarín, chamada REVISTA Ñ. Os artigos são de primeira qualidade.

Outra revista excelente que descobri semana passada na Biblioteca Carmen de Burgos – a biblioteca do Instituto Cervantes – foi a PUNTOYCOMA. É uma revista da Espanha voltada para estudantes de espanhol como segunda língua. O diferencial dessa revista é que vem com um CD. Com ele podemos escutar os artigos lidos por pessoas com diferentes sotaques. Além disso, há atividades para reforçar o que foi aprendido com a leitura, uma área com o significado de expressões idiomáticas e uma área gramatical.

Televisão e rádio

Agora é hora de assistir noticiários, documentários e novelas. Para isso recomendo o site RTVE. Além de ser um site de notícias, você pode assistir ao vivo os telejornais espanhóis, dentre outros programas da Televisão Espanhola. Também é possível sintonizar as principais rádios também ao vivo. Vale a pena entrar nesse site.
Outro site que não só serve para estudar espanhol, mas qualquer língua é o TVGRATIS. Nele é possível assistir a diferentes programas do mundo inteiro, ou seja, se vovê estiver aprendendo árabe é possível assistir a um programa nessa língua.

Filmes

Assistir a filmes também é um ótimo meio para aprender espanhol. Se alguém me perguntar qual filme eu indicaria, eu diria El secreto de sus ojos – O segredo dos seus olhos - do diretor Juan José Campanella para começar. É um filme argentino excelente, baseado no livro La pregunta de sus ojos, do escritor Eduardo Sacheri.
Continuando com o cinema argentino, indico El hijo de la novia – O filho da noiva – também do diretor Campanella e protagonizado pelo majestoso Ricardo Darín (caberia um artigo falando só sobre a vida desse ator e suas atuações no teatro, telenovelas e filmes), Un cuento chino – Um conto chinês – dirigido por Sebastián Borensztein, Carancho – Abutres - de Pablo Trapero e fechando com os argentinos, Nueve Reinas – Nove rainhas -, de Fabián Bielinsky.

Além dos argentinos, indico dois mexicanos ótimos, Amores Perros – Amores Brutos – do diretor Iñárritu e Y tu mamá también – E sua mãe também – de Alfonso Cuarón, ambos protagonizados por Gael García Bernal. La piel que habito – A pele que habito -, um filme espanhol de peso seria outra opção. É dirigido por Almodóvar. Por último recomendaria Diarios de Motocicleta. É um filme inspirador, dirigido por Walter Salles, mesmo diretor de Central do Brasil. Conta a aventura de Che Guevara, junto com seu amigo Alberto Granado, pela América Latina. 




Há um programa que passa todos os domingos às 23 horas na TV BRASIL, chamado CINE IBERMEDIA.

"O Cine Ibermedia é uma série de filmes produzidos em países da América Latina, Espanha e Portugal. São 52 comédias, dramas, policiais e filmes de ação, que chegam para divulgar a história, os costumes e a cultura do povo ibero-americano. O programa oferece ao público a oportunidade de conhecer diretores, produtores, atrizes e atores que atuam em outras praças, bem como acompanhar a produção cinematográfica."


Acredito que esses recursos farão um diferencial no aprendizado dessa língua encantadora. Antes de tudo é importante ter dedicação para aprender um novo idioma. Com esses sites o estudo será uma diversão, pois além de aprender novas palavras e expressões, aprenderemos, por exemplo, com os documentários da RTVE conteúdos fundamentais para o nosso enriquecimento cultural. Espero que disfrutem das sugestões que fiz e bons estudos.

Hasta luego!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Guri

Lembrei de uma música de Chico Buarque que marcou minha infância. Numa prova de Português, uma das questões de interpretação era a música Meu Guri. Inicialmente, li, fiz a questão e nada de especial aconteceu. Entretanto, tempos depois me aparece no rádio essa música.  Estranhei. Sabia que já havia escutado antes, ou melhor, lido. Exatamente. Estava na minha prova de Português do Ensino Fundamental.  Agora, trago uma análise minuciosa da música, até porque cresci e, consequentemente, minha análise de mundo mudou. Vejamos a letra da música. Meu Guri   Quando, seu moço, nasceu meu rebento  Não era o momento dele rebentar  Já foi nascendo com cara de fome  E eu não tinha nem nome pra lhe dar  Como fui levando, não sei lhe explicar  Fui assim levando ele a me levar  E na sua meninice ele um dia me disse   Que chegava lá  Olha aí  Olha aí  Olha aí, ai o meu guri, olha aí  Olha aí, é o meu guri  E ele chega  ...

Remanescentes do passado - Quilombo Kalunga

Fonte:http://bibliotecadepiracicaba.files.wordpress.com/2009/11/quilombolas_kalunga_cavalcante_goias_m.jpg Por volta do século XVIII, Bartolomeu Bueno e João Leite Silva, impulsionados pela busca do ouro, iniciaram a colonização da região de Goiás. Com a chegada dos colonizadores, as populações nativas - indígenas, conhecidos na época, como Goyases -  foram subjugadas. Muitos foram escravizados, contudo grande parcela fugiu ou foi dizimada. Com a sede de ouro dos portugueses, centenas de africanos foram transportados de diversas áreas da África. Aportados em Santos, Salvador e Rio de Janeiro, os negros foram levados para as "minas dos Goyases". Suas origens, como a dança, a culinária, a religião e a identidade foram proibidas. Iniciava-se mais um período de sofrimento. Longas horas trabalhando sob o Sol escaldante, além dos escravos e nativos serem submetidos às torturas, como o tronco e o chicote. Devido aos intensos maus-tratos, inúmeros escravos resistiam, utilizando-s...

Introdução à ciência do direito

Para justificar a criação da matéria Introdução ao estudo do direito no início do século XIX   o filósofo, político, reformador educacional e historiador francês (1) Victor Cousin afirmou com belas palavras o seguinte: "Quando os jovens estudantes se apresentam em nossas escolas, a jurisprudência é para eles um país novo do qual ignoram completamente o mapa e a língua. Dedicam-se de início ao estudo do direito civil e ao do direito romano, sem bem conhecer o lugar dessa parte do direito no conjunto da ciência jurídica, e chega o momento em que, ou se desgostam da aridez desse estudo especial, ou contraem o hábito dos detalhes e a antipatia pelas vistas gerais. Um tal método de ensino é bem pouco favorável a estudos amplos e profundos. Desde muito tempo os bons espíritos reclamam um curso preliminar que tenha por objeto orientar de algum modo os jovens estudantes no labirinto da jurisprudência; que dê uma vista geral de todas as partes da ciência jurídica, assinale o objeto...