Pular para o conteúdo principal

ANIMAGE - III Festival Internacional de Cinema de Animação de Pernambuco



Começou o III ANIMAGE. Desta vez, houve uma expansão em relação ao ano passado, segundo os organizadores do evento. As exibições dos filmes e curtas contam com vários locais, dentre eles o Cinema São Luís,  o Parque Treze de Maio e o Cinema da Fundação Joaquim Nabuco. 
Há várias produções estrangeiras, contando com o cinema alemão, israelense, tcheco, canadense e, sem dúvida, o brasileiro.
Dentre os diretores de cinema, destacam-se o brasileiro Gabriel Mascaro, o tcheco Jan Svankmajer e o israelense Gil Alkabetz.
Na noite do dia 30 de setembro de 2011, ocorreu a abertura oficial do evento, que ocorrerá durante uma semana. No final, serão premiadas as melhores produções escolhidas, tanto pelo público como por um júri especial.

Cobertura do ANIMAGE

Foi exibido, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, 7 curtas e um longa-metragem. Os curtas foram Romance (produção canadense), Bottle (produção norte-americana), En La Opera (produção argentina), Tempestade (produção brasileira), Xochimilco (produção mexicana), Keha Mälu (produção da Estônia) e As Aventuras de Paulo Bruscky (produção brasileira). 
Houve dois curtas interessantes. 
Um foi Bottle, do diretor Kirsten Lepore, cuja história é sobre uma areia personificada que mantém contato com uma neve, também personificada, através de uma pequena garrafa.


 


O outro curta foi En La Opera, do diretor argentino Juan Pablo Zaramella. Vários personagens, daqueles feitos com massinha de modelar, estão numa ópera. Eles choram copiosamente até o ponto da câmera mostra a verdadeira ópera...

 

O Longa-metragem foi Alice, do diretor tcheco Jan Svankmajer. Esse diretor, através de uma ótica surrealista, reinterpretou a obra de Lewis Carroll - Alíce no País das Maravilhas e Alice do Outro Lado do Espelho. Contando com figuras bizarras, o tcheco Svankmajer constrói uma narrativa cheia de seres exóticos e sinistros. Confiram o trecho do filme!




A ANIMAGE seguirá até o dia 07 de outubro. Vale a pena conferir  um pouco do cinema alternativo!

Comentários

  1. Gostei muito do Bottle e At the Opera!!

    É impressionante o que a criatividade pode fazer com o pouco tempo. :D

    Sabrina Lucas

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Sabrina. É genial em poucos minutos mostrar para platéia uma história.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se você quiser comentar, selecione "NOME/URL" acima de anônimo e digite seu nome. Logo mais estarei respondendo...

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Guri

Lembrei de uma música de Chico Buarque que marcou minha infância. Numa prova de Português, uma das questões de interpretação era a música Meu Guri. Inicialmente, li, fiz a questão e nada de especial aconteceu. Entretanto, tempos depois me aparece no rádio essa música.  Estranhei. Sabia que já havia escutado antes, ou melhor, lido. Exatamente. Estava na minha prova de Português do Ensino Fundamental.  Agora, trago uma análise minuciosa da música, até porque cresci e, consequentemente, minha análise de mundo mudou. Vejamos a letra da música. Meu Guri   Quando, seu moço, nasceu meu rebento  Não era o momento dele rebentar  Já foi nascendo com cara de fome  E eu não tinha nem nome pra lhe dar  Como fui levando, não sei lhe explicar  Fui assim levando ele a me levar  E na sua meninice ele um dia me disse   Que chegava lá  Olha aí  Olha aí  Olha aí, ai o meu guri, olha aí  Olha aí, é o meu guri  E ele chega  ...

Remanescentes do passado - Quilombo Kalunga

Fonte:http://bibliotecadepiracicaba.files.wordpress.com/2009/11/quilombolas_kalunga_cavalcante_goias_m.jpg Por volta do século XVIII, Bartolomeu Bueno e João Leite Silva, impulsionados pela busca do ouro, iniciaram a colonização da região de Goiás. Com a chegada dos colonizadores, as populações nativas - indígenas, conhecidos na época, como Goyases -  foram subjugadas. Muitos foram escravizados, contudo grande parcela fugiu ou foi dizimada. Com a sede de ouro dos portugueses, centenas de africanos foram transportados de diversas áreas da África. Aportados em Santos, Salvador e Rio de Janeiro, os negros foram levados para as "minas dos Goyases". Suas origens, como a dança, a culinária, a religião e a identidade foram proibidas. Iniciava-se mais um período de sofrimento. Longas horas trabalhando sob o Sol escaldante, além dos escravos e nativos serem submetidos às torturas, como o tronco e o chicote. Devido aos intensos maus-tratos, inúmeros escravos resistiam, utilizando-s...

Introdução à ciência do direito

Para justificar a criação da matéria Introdução ao estudo do direito no início do século XIX   o filósofo, político, reformador educacional e historiador francês (1) Victor Cousin afirmou com belas palavras o seguinte: "Quando os jovens estudantes se apresentam em nossas escolas, a jurisprudência é para eles um país novo do qual ignoram completamente o mapa e a língua. Dedicam-se de início ao estudo do direito civil e ao do direito romano, sem bem conhecer o lugar dessa parte do direito no conjunto da ciência jurídica, e chega o momento em que, ou se desgostam da aridez desse estudo especial, ou contraem o hábito dos detalhes e a antipatia pelas vistas gerais. Um tal método de ensino é bem pouco favorável a estudos amplos e profundos. Desde muito tempo os bons espíritos reclamam um curso preliminar que tenha por objeto orientar de algum modo os jovens estudantes no labirinto da jurisprudência; que dê uma vista geral de todas as partes da ciência jurídica, assinale o objeto...